Cabelos brancos: por que eles surgem?
Cabelos brancos são parte do envelhecimento capilar
Hoje é dia de falar dos cabelos brancos, dando seguimento à nossa série sobre envelhecimento capilar.
As pessoas se perguntam porque os cabelos brancos surgem e eu vou explicar o que a ciência sabe a respeito disso.
Em primeiro lugar sabemos que existe a genética, como em tudo na vida. Qualquer alteração está relacionada com a genética.
Tem pessoas que ficam com cabelos brancos mais cedo e outras mais tarde.
Os cabelos brancos nós chamamos de canície.
A célula que produz o pigmento, a cor dos cabelos, se chama melanócito. Ela fica na região do bulbo, da raiz do cabelo e ela se multiplica junto com as células que formam o cabelo, chamadas de queratinócitos, na fase anágena ou de crescimento.
Mas existe uma teoria de exaustão, ou seja, é como se existisse um número limitado de melanócitos que, com o passar do ciclo do cabelo, vão sendo usados e você vai tendo uma redução no seu número, até que eles não existam mais.
E como não existem mais, não existe a produção do pigmento e os cabelos vão se tornando brancos.
A teoria da exaustão é uma delas, porque, na verdade, isso tudo não é totalmente conhecido e esclarecido.
Nós sabemos que o cabelo é um mini órgão e também que existe dentro do ciclo capilar como a produção de radicais livres, o que a gente chama de stress oxidativo.
É uma reação química formando os radicais livres à base de oxigênio e isso também gera esse envelhecimento capilar e estes fios brancos.
A regrinha seria que em torno dos cinquenta anos, 50% das pessoas terão 20% de fios brancos no couro cabeludo.
E por que eles aconteceriam mais na região das têmporas, por exemplo, nos homens?
Porque a gente sabe que tem cinco do cabelo não é homogêneo em todo o couro cabeludo. É como se nessa região das têmporas o ciclo fosse mais rápido, então houvesse uma renovação dos fios mais vezes e, consequentemente, um esgotamento dos melanócitos mais rapidamente.
Até hoje pensava-se que isso seria definitivo e intratável, porém há algumas situações, por exemplo tratamento de Parkinson, tratamento pós-inflamatório de algumas doenças dermatológicas, pós-quimioterapia em que já se observou escurecimento de fios de cabelo.
A ciência ainda não nos dá total resposta do que está acontecendo e porque os fios se tornam brancos e qual seria o tratamento ideal e definitivo.
Sabemos que existe toda ação de vitaminas e minerais a nível de folículo que algumas vezes ajudam a evitar esse estresse oxidativo, na tentativa de prevenir o aparecimento dos fios brancos, mas isso ainda é hipótese.
Existem alguns relatos com o uso do ácido paraminobenzóico que é o PABA, mas em doses altas, para prevenir também a canície. Infelizmente há um pouquinho de intolerância gástrica no seu uso.
Têm surgido novas noções capilares com ativos do tipo grey verse, que prometem a reversão dos fios brancos. Na prática a gente observa que é um resultado parcial e não definitivo.
Então a única solução atual e definitiva que temos para os cabelos brancos é a tintura!
E para isso temos sempre que cuidar desses cabelos, porque a tintura por si só também resseca a haste capilar. A grande indicação são os rituais hidratantes para preservarmos a saúde dos cabelos.